Translate

domingo, 26 de abril de 2015

Eis o Coringa... ou talvez não!

jared-leto-platinum-hair[8]Há mais de um mês eu publiquei no blog as várias faces do Coringa no decorrer de sua história na TV e no cinema. As interpretações dadas pelos atores César Romero (1907-1994), Jack Nicholson e Heath Ledger (1979-2008). Cheguei a citar até a participação no fan-film “Batman: Dead End” de Sandy Corolla, sendo interpretado por Andrew Koenig (1968-2010). Isso tudo para chegar ao começo da caracterização do ator Jared Leto (Clube de Compras Dallas).

joker18f-2-webNa época da matéria, Leto havia descolorido e cortado o cabelo bem curto, iniciando assim o processo que o levaria ao Coringa no filme Esquadrão Suicida (Suicide Squad), programado para estear em 2016. De lá para cá, nessa margem de um mês, novas imagens do ator surgiram com ele já de cabelo verde de tom bem forte e uma pele esbranquiçada. Ele mesmo, pelo seu Twitter e Instagram, vem nos dados imagens das mais diversas, as vezes imitando até a capa Piada Mortal (The Killing Joke, 1988).

leto-joker-131770Ontem (25/04), fervilhou pela internet a imagem de Leto no que alguns creem seja a caracterização bem próxima do Coringa do filme. A comoção foi provocada pelo diretor e roteirista do filme, David Ayer, que publicou a imagem.

Alguns acreditam que seja a imagem final, outros já creem que seja somente algo promocional, pois difere – um pouco de outras imagens divulgadas anteriormente. Muitos já iniciaram mimimis, outros acharam muito interessante e outros – como eu – consideram cedo para julgar.

jared-leto-spotted-with-green-suicide-squad-hair-in-toronto-02Quanto a galera que já criou injúria com a imagem, fica o recado: NÃO ESTAMOS FALANDO DO UNIVERSO QUADRINHÍSTICO, onde este mesmo já nos deu várias versões do Coringa, desde sua criação em 1940 na Batman #1. O Universo Cinematográfico já caracterizou o Coringa de duas formas. Em 1989, ele era um gangster que cai em um tonel de produtos químicos e, quando retorna, deseja vingança com os responsáveis pelo seu infortúnio. Em 2008, desconhecemos sua origem, mas sabemos que seu maior desejo é um mundo caótico, tentando demonstrar que qualquer um é capaz de gerar o caos, desde que tenha a motivação correta.

leto-jokerNão sabemos qual será a motivação desse Coringa que Leto fará, mas com certeza terá novas características – ou não. Se alguns não gostam das tatuagens, vale lembrar que em All-Star Batman & Robin, The Boy Wonder #6, a capa desenhada por Jim Lee nos traz um Coringa com uma enorme tatuagem de dragão nas costas. Essas tatuagens, se elas permanecerem, demonstram o tamanho da insanidade do personagem, tatuando sorrisos macabros e onomatopeias de risos em seu corpo.

Este que vos escreve, como já disse, acha cedo para julgar. Inicialmente achei estranho, mas a medida que observo a imagem polêmica, me acostumo com ela e creio que, com o currículo de Leto, ele não nos decepcionará em sua atuação, que é mais importante do que qualquer outra coisa.joker.leto.42515

2 comentários:

  1. Eu li All Star Batman e Robin, e ao contrário de muita gente, gostei e muito. Na época que eu li, eu não conhecia quase nada do Batman, nem mesmo tinha lido algo do Deus Frank. Lembro que o Coringa daquela forma foi uma das poucas coisas que não gostei, o que mais achei interessante foi a postura do Batman em relação aos membros da Liga, no meu ver de Batman, onde ele é um implacável vigilante que não aceita intromissões, eu enxergo ele agindo daquela forma, por mais que digam que ele é exagerado ali. Esse Coringa, pelo menos por enquanto, não empolgou muito, na verdade eu acho muita super exposição desse cara, mais parece um filme solo do Coringa do que qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  2. Meus motivos de não gostar de All-Star Batman e Robin (mesmo não mencionando isso na matéria) é exatamente a forma como o Batman é retratado na história. Ele parece maníaco, pretensioso, beirando a megalomania. Frank nos dá um Batman mais contido em Ano Um e depois exagera em All-Star, como se já previsse - ou mesmo tivesse planejado - a morte dos pais de Dick. Quanto a super-exposição do Coringa, acho totalmente normal, pois ele é o personagem com mais força e mais chamativo de Esquadrão Suicida, mas creio que o filme não será somente sobre ele, mas como muitos falam que o Esquadrão terá como missão capturá-lo, chega a ser natural expo-lo desse jeito, assim as pessoas se surpreenderam mais com os outros personagens. O Coringa é um dos vilões mais emblemáticos dos quadrinhos, pois ou você gosta dele ou o odeia, não dá para ele passar despercebido. Precisaria pesquisar um pouco mais, mas ele foi o primeiro assassino em série dos quadrinhos, planejando e executando as mortes de suas vítimas sistematicamente. Creio que, na época, fora uma história assustadora para as pessoas que compraram a primeira edição do Batman e se depararam com um personagem desse tipo. O caso de Leto se repete ao de Ledger, que muitos criticaram de início e a maioria que fez isso, apesar de não admitir, mordeu a língua e hoje o idolatra. Como eu disse, acredito em Leto, pois ele sempre soube desenvolver bem os personagens que interpretou. Não acredito que será menos do que isso com o Coringa.

    ResponderExcluir