No dia 20 de janeiro de 2016, a Warner Bros. lançou o
segundo trailer de “Esquadrão Suicida” durante o DC Films presents: Dawn of the
Justice League, apresentado por Kevin Smith e Geoff Johns. O filme estreia em 04
de agosto de 2016 e David Ayer vem guardando bastante suspense quanto ao
“vilão” da história, mesmo que alguns especulem que seja Magia (Cara
Delevingne). Mas eu não vim conversar sobre isso aqui, pois após o lançamento
do trailer, eu já vi pessoas fazendo comparações com o último trailer de
“Guardiões das Galáxias”, devido uso de músicas que fizeram sucesso na década
de 1980. Sinceramente, nunca vi comparação tão sem fundamento quanto essa.
Por que isso? Bem, enquanto a ideia das músicas em
“Guardiões das Galáxias” queria fundamentar o fato de que Peter Quill (Chris
Pratt) havia sido sequestrado por seres espaciais na década de 1980 e tudo que
ele tinha era o seu mix, para lembrar-se de casa, da mãe e tal (tô ainda
tentando descobrir como ele conseguiu um tocador de fitas K7 no espaço), as
músicas que compõem os dois trailers de Esquadrão Suicida (sim, pois mais de
três minutos de trailer não é teaser... e nunca será!) são totalmente dentro do
contexto dos temas.
Vamos começar pela primeira. “I
Started a Joke” é uma composição dos irmãos Maurice Gibb (1949-2003), Robin Gibb
(1949-2012) e Barry Gibb, membros do grupo Bee Gees, feita em 1968. O trecho
que aparece no trailer: Eu comecei uma piada/Que fez o mundo inteiro chorar/Mas
eu não vi/Que a piada era eu; entra no contexto do que nos é apresentado no
trailer, pois ele nos mostra um tipo de piada macabra na qual Amanda Waller
(Viola Davis) diz durante um jantar com um militar e um político, onde ela
pretende formar um grupo com “os piores dos piores”, e que “[...] se algo
acontecer, nós os culparemos e negaremos tudo”. Quando questionada como os
controlará, ela diz “[...] fazer as pessoas agirem contra os seus interesses é
o meu trabalho”. A introdução da música do Bee Gees entra logo após essa
conversa, cantada de uma forma bem... sinistra pela cantora Becky Hanson, dando
o tom ideal para o lado obscuro do filme.
O segundo trailer abre com a música “Bohemain Rhapsody”, do
Queen. Escrita e cantada por Freddie Mercury (1946-1991), a música foi composta
em 1975 e as partes mostrada no trailer falam sobre insanidade, assassinato e suicídio:
“Isso é a vida real?/Isso é só fantasia?/Pego num desmoronamento/Sem
escapatória da realidade//Abra seus olhos/Olhe para os céus e veja/Eu sou só um
pobre garoto/Eu não preciso de compaixão/Porque eu fácil venho, fácil vou/E
possuo altos e baixos/De qualquer jeito o vento sopra/Nada realmente importa
para mim”; ou seja, mais dentro da ideia do filme seria impossível. É
interessante como ela casa com o que você vê no trailer, a fantasia em meio à
realidade, sem poder escapar dela. Um total desequilíbrio mental de alguns e a
desesperança – percebe-se isso ao ver enquanto Floyd Lawton (Will Smith)
observa a chuva por uma fresta de sua cela em Belle Reeve – em outros. A parte
do assassinato e suicídio aparecem no restante do trecho: “Mamãe, acabei de
matar um homem/Coloquei uma arma contra sua cabeça/Puxei o gatilho, agora ele
está morto/Mamãe, a vida acabou de começar/Mas agora eu joguei tudo isso fora/Mamãe,
oh!/Não foi minha intenção te fazer chorar/Se eu não estiver de volta a esta
hora amanhã/Continue, continue/Como se nada realmente importasse/Tarde demais,
chegou minha hora/Sinto arrepios em minha espinha/Meu corpo está doendo todo o
tempo/Adeus a todos, eu tenho que ir/Tenho que deixar todos vocês para trás e
encarar a verdade/Mamãe, oh!/(De qualquer jeito o vento sopra)/Eu não quero
morrer/Às vezes eu desejo nunca ter nascido!”; é impressionante como Ayer
conseguiu contextualizar bem os temas.
O talento do diretor é claro, pois quem vê “Corações de
Ferro” (Fury, 2014) percebe como ele consegue trabalhar um filme de ação,
envolvendo o drama de vários personagens. Mesmo que existam poucos
protagonistas, ele trabalha a identidade de cada um de forma que você
entenda-os dentro do filme. A questão das músicas sendo usadas nos trailers de “Esquadrão
Suicida”, tem como principal objetivo mostrar o que ocorre, mostrar que o
psicológico, que o sombrio fará parte do filme. Elas não são somente músicas
famosas usadas para dar um ritmo ao filme, elas são colocadas com o objetivo de
contextualizar o que você está vendo.
Não somos estadunidenses. Nossa língua natal é o português,
mas com certeza, para as pessoas que falam a língua inglesa, a ideia da música
deve ter feito todo o sentido, já que ela não serve somente como um teminha
para a ação do filme, ela busca mostrar uma piada macabra, uma loucura
inerente, uma solidão obscura e um terror concreto.
Quando prestamos atenção nas letras das músicas “I Started a
Joke” e “Bohemain Rhapsody”, percebemos que a ideia de coloca-las nos trailers
beira a genialidade. David Ayer foi extremamente inteligente ao introduzi-las
nos trailers, dando o ambiente que teremos. Não é somente pelo “Esquadrão
Suicida” ser desconhecido do grande público que essas músicas foram colocadas,
mas sim para dar o ambiente que todos assistiram. Isso torna “Esquadrão Suicida”
ainda mais interessante do que se pode pensar.
"Esquadrão
Suicida" é dirigido e roteirizado por David Ayer (Corações de Ferro) e tem
no elenco Will Smith (Floyd Lawton/Pistoleiro), Margot Robbie (Dra. Harleen
Quinzel/Harley Quinn), Jared Leto (Coringa), Joel Kinnaman (Rick Flagg), Viola
Davis (Amanda Waller), Cara Delevingne (June Moon/Magia), Jai Courtney (Goerge
"Digger" Harkness/Capitão Bumerangue), Adewale Akinnuoye-Agbaje
(Waylon Jones/Crocodilo), Adam Beach (Christopher Weiss/Amarra), Jay Hernandez
(Chato Santana/El Diablo), Karen Fukuhara (Tatsuo Yamashiro/Katana) e Scott
Eastwood.
I STARTED A JOKE (B.
Gibb, M. Gibb e R. Gibb)
Eu
comecei uma piada
Que
fez o mundo inteiro chorar
Mas
eu não vi
Que
a piada era eu
Eu
comecei a chorar
O
que fez o mundo inteiro rir
Ah,
se eu apenas tivesse visto
Que
a piada era eu
Eu
olhei para o céu
Passando
as mãos sobre os meus olhos
E
eu caí da cama
Machucando
a cabeça com as coisas que eu disse
Até
que eu finalmente morri
O
que fez o mundo inteiro viver
Ah,
se eu apenas tivesse visto que a piada era eu
Eu
olhei para o céu
Passando
as mãos
Sobre
os meus olhos
E
eu caí da cama
Machucando
a cabeça com as coisas que eu disse
Até
que eu finalmente morri
O
que fez o mundo inteiro viver
Ah,
se eu apenas tivesse visto que a piada era eu
Ah,
não! Que a piada era eu
Oh
BOHEMAIN RHAPSODY (Freddie Mercury)
Isso
é a vida real?
Isso
é só fantasia?
Pego
num desmoronamento
Sem
escapatória da realidade
Abra
seus olhos
Olhe
para os céus e veja
Eu
sou só um pobre garoto
Eu
não preciso de compaixão
Porque
eu fácil venho, fácil vou
E
possuo altos e baixos
De
qualquer jeito o vento sopra
Nada
realmente importa para mim, para mim
Mamãe,
acabei de matar um homem
Coloquei
uma arma contra sua cabeça
Puxei
o gatilho, agora ele está morto
Mamãe,
a vida acabou de começar
Mas
agora eu joguei tudo isso fora
Mamãe,
oh!
Não
foi minha intenção te fazer chorar
Se
eu não estiver de volta a esta hora amanhã
Continue,
continue
Como
se nada realmente importasse
Tarde
demais, chegou minha hora
Sinto
arrepios em minha espinha
Meu
corpo está doendo todo o tempo
Adeus
a todos, eu tenho que ir
Tenho
que deixar todos vocês para trás e encarar a verdade
Mamãe,
oh!
(De
qualquer jeito o vento sopra)
Eu
não quero morrer
Às
vezes eu desejo nunca ter nascido!
Eu
vejo a pequena silhueta de um homem
Palhaço!
Palhaço! Você dançará o fandango?
Raios
e relâmpagos me assustam muito, muito
Galileo!
Galileo!
Galileo!
Galileo!
Galileo
Figaro!
Magnífico,
oh!
Eu
sou só um pobre garoto e ninguém me ama
Ele
é só um pobre garoto de uma família pobre
Poupe
sua vida, desta monstruosidade
Fácil
venho, fácil vou , vocês me deixarão ir?
Em
nome de Deus! Não, nós não te deixaremos ir! (Deixe-o ir!)
Em
nome de Deus! Nós não te deixaremos ir! (Deixe-o ir!)
Em
nome de Deus! Nós não te deixaremos ir! (Deixe-me ir!)
Nós
não te deixaremos ir! (Deixe-me ir!)
Nós
nuca não te deixaremos ir!
Nunca!
nunca! nunca me deixarão ir, oh!
Não,
não, não, não, não, não, não!
Oh,
meu Deus, meu Deus! Meu Deus, me deixe ir!
Belzebu,
tem um diabo reservado para mim, para mim, para mim
Então
você acha que pode me apedrejar e cuspir em meu olho?
Então
você acha que pode me amar e me deixar morrer?
Oh,
amor! Você não pode fazer isso comigo, amor!
Só
tenho que sair
Só
tenho que sair logo daqui
Oh,
sim! Oh, sim!
Nada
realmente importa
Qualquer
um pode ver
Nada
realmente importa
Nada
realmente importa para mim
De
qualquer jeito o vento sopra
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