Translate

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

RESENHA HQ: Como falar com garotas em festas (How to talk to girls at parties)

COMO FALAR COM GAROTAS EM FESTAS (How to talk to girls at parties).

Autor: Neil Gaiman
Arte: Fábio Moon e Gabriel Bá
Editora: Headline Publishing Group (BR: Quadrinhos na Cia.)
Ano: 2016 (BR: 2017)
Pág.: 80
Enn e seu amigo Vic chegam a uma festa que, supostamente, eles haviam sido convidados. Nela, várias moças estão festejando e dançando ao som de uma música diferente. Ambos têm quinze anos e estão em plena juventude dos anos de 1970, contagiados pela onde punk que invadia o Reino Unido na época. Mas tem algo estranho e diferente com as moças que, aparentemente, eram de “intercâmbio”. Enn busca, pela primeira vez, conseguir conversar com uma garota, mas esse algo diferente o leva a encontrar novidades na forma de se conversar com uma garota em uma festa sem igual.
Logo quando entrei para o grupo do Facebook “Revista Mundo dos Super-Heróis”, conheci uma pessoa que me apresentou esse conto do Neil Gaiman, “Como falar com garotas em festas”. Quando eu li, estava começando a conhecer o trabalho de Neil Gaiman, nem havia lido Sandman ainda, somente 1602, uma minissérie que ele havia escrito para a Marvel. Eu achei fora do comum o conto desse inglês. Mistura o movimento punk com uma ficção científica envolvida em uma comédia, com tons de terror. Como eu escrevi, é fora do comum.
Enn é um rapaz, como muitos de nós fomos – ou somos –, em busca de ter a primeira relação com uma moça. Tímido, não muito atraente, ele não sabe como chegar em meninas e, por muitas vezes, está sozinho e fica para escanteio. Totalmente ao contrário de seu amigo Vic, que é bonitão, todo entrosado, conversador, sabe como chegar nas meninas sem ficar constrangido e, dificilmente, fica para escanteio em qualquer festa que eles entrem, mesmo que sejam penetras.
Se eu me identifiquei com o Enn? Na hora! As formas como ele chega nas meninas, a forma de se entrosar, chega a ser engraçado, pois eu me identifiquei no momento exato que eu li. Nunca sabendo o que falar para as garotas, ele terminava em um assunto que não entendia, o interessante desse conto do Gaiman – que ganhou os prêmios Hugo Award e Locus Award, em 2007, de Melhor História Curta e, em 09 de outubro de 2017 o filme estreou no Festival do Rio 2017, com quatro apresentações – uma no Reserva Cultural Niterói 2 e três no Estação NET Botafogo 1 –, estrelado por Alex Sharp, Elle Fanning e Nicole Kidman – é que ele retrata uma realidade que muitos vivem até os dias de hoje.
Desde a década de 1970, em pleno movimento punk, até o atual século XXI, sempre tem um Enn em um canto de uma festa que mal consegue falar com garotas, acuado, temeroso em não saber o que falar com uma menina.
Já a arte de Fábio Moon e Gabriel Bá torna o conto ainda mais interessante. Eu não conheço Londres, mas achei fantástica a ambientação que eles deram à história, sem contar os personagens, pois o Enn me fez lembrar, no exato momento que o vi, do autor Neil Gaiman. As meninas têm uma aparência ímpar, diferente do normal, mas que são extremamente interessantes.

“Com Falar Com Garotas em Festas” é uma deliciosa história com uma arte muito bem trabalhada que deve fazer parte de qualquer coleção de quadrinhos. Vale mesmo a pena, principalmente por representar uma época importante na vida de muitos, que é a adolescência, onde começamos a aprender como conviver com outras pessoas, mesmo que sejam bem, bem diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário