Translate

terça-feira, 10 de março de 2015

RESENHA HQ: Demolidor: Fim dos Dias – Volume 1

DEMOLIDOR FIM DOS DIAS - VOLUME 1DEMOLIDOR: FIM DOS DIAS – VOLUME 1 (Daredevil: End of Days – Volume 1)

Roteiros: Brian Michael Bendis e David Mack

Desenhos: Klaus Janson

Arte-Final: Bill Sienkiewicz

Editora: Panini Books (EUA: Marvel Comics)

Ano: 2015 (EUA: 2012)

Pág.: 124

O Demolidor morreu! Bem, isso nem chega a ser spoiler, pois acontece logo nas primeiras páginas do encadernado e a capa deste já fala por si só. Mas não é exatamente sobre isso que a história fala, pois acompanha Ben UIrich buscando descobrir o que o vigilante quis dizer com suas últimas palavras: Mapone.

A história lembra muito o clássico filme “Cidadão Kane” (1941), dirigido, escrito, produzido e atuado por Orson Welles (1915-1985), que conta a história de um magnata da indústria jornalística, Charles Foster Kane (Orson Welles), que morre e sua última palavra é Rosebud e um jornalista (William Alland (1916-1997)) passa todo o filme tentando descobrir o significado da palavra, mas somente descobre assuntos privados sobre a vida do magnata, suas ascensões e quedas no poder. Na história, Ulrich chega a brincar ao mencionar o trenó de neve ao qual o nome Rosebud se referia, e a história se desenrola neste ritmo, mas com várias diferenças da história de Welles, pois esse futuro mostra a Ulrich coisas que ele desconhecia e revela certos aspectos do Demolidor que ele descobre com a investigação.

As participações especiais nesse primeiro volume são as mais variadas, pois vai desde o assassino do Demolidor, Mercenário, passando por J.Jonah Jameson, prestes a fechar o Clarim Diário em formato impresso, o filho adotivo de Urich, Timothy, Wilson Fisk, o Rei do Crime, coronel Nick Fury, Milla Donovan, Elektra Natchios, Mary Tifóide, Eco, Tucão, Justiceiro e Stana Morgan, última esposa de Matt antes de ser assassinado.

A história, escrita por Brian Michael Bendis e David Mack, não tem muita ação, mas é uma história intrigante. E os momentos de ação que tem, existe uma enorme tensão, pois são sempre em momentos decisivos ou então de extremo suspense. Esse primeiro volume me deixou intrigado com o que virá a acontecer em breve (já quebrei um pouco, pois terminei testemunhando spoilers no Marvel Database), e a arte de Klaus Janson da todo o clima necessário à história.

Não costumo gostar de Janson desenhando, como foi o caso do segundo crossover de Batman/Spawn, mas para a história seu trabalho artístico combinou bastante, pois demonstra bem a degradação e o caos que essa Nova Iorque se encontra. E tem uma excelente ajuda da arte-final de Bill Sienkiewicz.

É uma história para quem gosta de coisas diferentes do costumeiro universo de super-heróis, pois as cenas são bem cruas e, mesmo tendo super-heróis e personagens do Universo Marvel-616, é uma outra versão. Agora é esperar o Volume 2 para ver como conclui essa história.

3 comentários:

  1. E pensar que eu ignorei esse encadernado, após sua descrição, vou buscar ele o quanto antes, a história parece ser muito boa, apesar de até hoje eu não ter assistido o Cidadão Kane, que tantos veneram, inclusive o meu tio que conhece bastante de cinema, que desde de sua mocidade tem o Orson Welles como melhor ator de todos (Isso dito por alguém de 1958, talvez, apenas talvez seja verdade). Ele até me emprestou um livro chamado "Por trás de Cidadão Kane", que estou guardando para ler depois que eu tenha que me confrontar com esse filme. Tô planejando assistir em VHS, já que ele tem a fita e o aparelho.

    Força e honra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cheguei a assistir Cidadão Kane em uma época que só gostava de filmes de ação. Grande erro meu. Assisti RKO 281, com Liev Schreiber fazendo Orson Welles, daí me encantei com a histórias do bastidores de Cidadão Kane e o re-assisti. A história é intrigante. Vale a pena.

      Excluir
    2. Essa história é muito interessante, acabei de fazer download da continuação, já que esperar pela Panini é ter nervos de aço, tanto publicação, quanto principalmente distribuição. Ano passado eu ficava horas e horas caçando encadernados em páginas do Facebook ou sites de venda. Tudo porque as coisas não chegavam aqui. Mas daí vi o quanto esses caras tão nem ai pra tudo. Hoje em dia eu chegar na banca e ter o que eu espero eu levo, mas se não tiver, eu vou calmamente lendo em scans e pronto, como sempre fizera. Um dos grandes absurdos é o Justiceiro Max do Jason Aaron, foi lançado e concluido a quase 5 anos atrás e os caras publicam 01 arco por ano, 01 arco! Vão levar uns 4 ou 5 anos para concluir, isso se eles não desistirem e pronto. E não é qualquer história, mas uma das melhores que eu li na minha vida, no meu top. 12 confortavelmente.

      Excluir