A COLEÇÃO OFICIAL DE
GRAPHIC NOVELS MARVEL – PANTERA NEGRA: QUEM É O PANTERA NEGRA? (Ultimate Marvel Graphic Novels Collection - Black Panther: Who is the
Black Panther?)
Roteirista: Reginald Hudlin
Arte: John Romita Jr.
Editora: Hachette Patworks (BR: Editoria Salvat)
Ano de publicação: 2013 (BR: 2014)
Pág: 160
O Pantera Negra é um personagem criado em meados da década
de 1960 por Jack Kirby e Stan Lee para a revista do Quarteto Fantástico.
Considerado um pioneiro por ser o primeiro personagem negro dos quadrinhos, T’Challa
é o soberano do reino de Wakanda, um país pequeno, mas totalmente avançado, localizado
no continente africano. O país é conhecido pelos avanços tecnológicos e
científicos, além de não sofrer influências das religiões e políticas externas.
Eles adoram ao deus-pantera, uma entidade que de tempos em tempos escolhe um
novo rei-guerreiro para liderar wakandanos. Esse guerreiro soberano é membro da
casta de T’Challa, que sucedera seu tio, S’Yan, que sucedera o pai de T’Challa,
T’Chaka, e assim sucessivamente.
A origem do Pantera Negra já fora contada outras vezes, como
na década de 1970, quando ele ganhou sua primeira revista solo. Lá a revalidade
com o Garra Sônica e outros vilões também foi estabelecida. Mas nessa edição
que encaderna as seis primeiras edições da Black Panther Vol. 4, Reginald Hudlin
cria uma grande trama por trás da sucessão de T’Challa ao trono de Wakanda.
Não somente é uma trama bem engendrada, mas Hudlin nos
mostra as dúvidas de T’Challa ao assumir o trono e coloca um outro personagem
em evidência, sua meia-irmã Shuri, que deseja tanto quanto T’Challa o título de
Pantera Negra.
Além desses dramas internos, T’Challa enfrenta problemas com
a política externa mundial. Ao mesmo tempo em que um grupo formado por Garra
Sônica, Batroc, Rino, Canibal, Cavaleiro Negro e Homem-Radioativo buscam
invadir Wakanda, o governo dos Estados Unidos discute a posição do pequeno país
na política mundial, e se eles devem ou não se intrometer nisso.
Um dos fatores interessantes dessa história, é que em meio
de toda a ação, Hudlin tece críticas bem sérias a forma dos Estados Unidos se
meter em qualquer tipo de problema que ele ache viável, desde lucre com isso. E
como Wakanda tem um reserva rara de vibranium, um dos metais mais cobiçados do
Universo Marvel, e também um depósito de petróleo imaculado, eles acham que
está na hora de intervir, mesmo que outras tentativas tenham sido frustradas.
Além do roteiro muito bem escrito e bem elaborado, com todas
as críticas políticas e religiosas - pois até mesmo a Igreja deseja converter
os “infiéis” wakandanos, numa clara lembrança das Cruzadas -, ainda temos a
excelente arte de John Romita Jr., que possui um traço único e bem diferente.
Parece que Romita mistura um pouco de tudo que aprendera com seu pai, John
Romita Sr., junto com um pouco de Jack Kirby, dando assim o próprio tom a arte.
Capaz de dar dinamismo às cenas, Romita Jr. faz um trabalho
fantástico nesse encadernado. Seu Garra Sônica mostra um diferencial ao que estamos
acostumados, bem como outros personagens como Batroc e Homem-Radioativo. É
impressionante o quanto ele mudou desde quando trabalhava em Homem-de-Ferro.
Desde que vi seus traços em Demolidor – O Homem Sem Medo, com Frank Miller,
tenho admirado seu trabalho. Pena que ele não o manteve em seu começo com
Superman de Goeff Johns, mas tenho certeza que isso mudará.
Essa coleção que a Salvat vem colocando em bancas, comic
shops e livrarias, tem um acabamento muito bom. Não tenho colecionado-a, mas as
edições que eu comprei, gostei do material delas, e ter esse encadernado era um
desejo antigo, então estou muito feliz, pois mesmo não sendo um marvete, gosto
de boas histórias e a Marvel sempre tem muitas que possam enriquecer o
conhecimento de um fã de quadrinhos.
Esse é uma ótima recomendação, um dos melhores. Aqui outros que eu comprei e não me arrependi.
ResponderExcluirHulk: Cães de Guerra
Homem-Aranha: Azul
Quarteto Fantástico
Demolidor: A Queda de Murdock(melhor de todos)
Motoqueiro Fantasma: Estrada da Danação