Translate

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

RESENHA HQ: Horácio: Mãe


HORÁCIO: MÃE

Roteiro: Fábio Coala
Arte: Fábio Coala
Editora: Panini Comics
Ano: 2018
Pág.: 96

Horácio é um pequeno tiranossauro rex, que ama alfaces, mas nunca conheceu sua mãe. Quando ele descobre que ela, possivelmente, pode estar presa em uma enorme cratera, parte em uma aventura ao lado de dois novos amigos que conhecera, encarando os mais constantes perigos para encontrá-la.
Se eu não quiser entregar muito dessa fantástica história, cheguei ao limite nessa pequena sinopse.
Desde que comecei a ter melhores conhecimentos sobre o universo de personagens da Maurício de Sousa Produções, ouvia falar que o personagem Horácio era o “preferido” de Maurício de Sousa. Não que ele gostasse menos da Turma da Mônica, da Turma de Bidu, da Turma de Penadinho, da Turma da Mata, da Turma do Papa Capim, da Turma do Piteco, da Turma do Chico Bento, mas muito do que ele escreve nas histórias do Horácio – sim, Maurício de Sousa ainda escreve histórias – é bem pessoal, coisas que ele pensa, que ele reflete. Então vê-lo permitindo que outro escreva uma história para o tiranossaurozinho é algo incrível. Também demonstra sua total confiança de que Fábio Coala – conhecido artista brasileiro das tirinhas “Mentirinhas” – faria um ótimo trabalho com seu personagem, e é isso que temos em mãos com essa nova Graphic MSP.
Bem, em um breve resumo, as Graphics MSP são revistas com começo, meio e fim, onde o artista Maurício de Sousa disponibiliza seus personagens para que outros artistas independentes escrevam histórias. Dessa forma, temos o Astronauta, Turma da Mônica, Chico Bento, Piteco, Bidu, Penadinho, Turma da Mata, Louco, Papa-Capim, Mônica, Capitão Feio, Jeremias e, agora, Horácio. As histórias contam com histórias e arte diferentes do que geralmente se veem nos contextos das revistas mensais da Maurício de Sousa Produções, o que dá ainda mais valor ao trabalho desses artistas. Isso tudo se iniciou quando Maurício de Sousa completou 50 anos e foram feitas três edições de comemoração com vários artistas brasileiros, mostrando sua própria visão dos personagens. Hoje, as Graphics MSP estão tendo vida própria, tanto que a história “Turma da Mônica: Laços”, de Vitor e Lu Cafaggi, está sendo adaptada para os cinemas e deve estrear em 2019.
A confiança de Maurício de Sousa em Fabio Coala foi gratificante para quem lê essa história do Horácio, pois Coala faz uma visita ao passado mais remoto do personagem. Um passado que não se conhecia nos quadrinhos. O mais legal é o respeito que Coala demonstra pelo personagem e pelo trabalho de Maurício de Sousa. A forma de caracterizar o personagem, possui um busca na realidade, mas não perde a forma do seu criador. Para uma melhor compreensão da busca de Horácio, também temos sequências de flashback com sua mãe, fazendo com que acompanhemos e compreendemos melhor o que ocorreu.
Maravilhosa, emocionante, cativante, “Horácio: Mãe” é o 19º volume dessa coleção e só traz mais valor a toda ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário