Translate

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

RESENHA HQ: Camelot 3000 – Edição de Luxo


CAMELOT 3000 – EDIÇÃO DE LUXO 

Roteiro: Mike W. Barr
Desenhos: Brian Bolland
Arte-final: Bruce Patterson, Terry Austin
Editora: DC Comics (BR: Panini)
Ano: 2008 (BR: 2010)
Pág.: 320

O mito do rei Arthur, a Távola Redonda, Merlin, Camelot e Morgana Le Fey, são contados desde o século IX, e se sabe que, quando for necessário novamente, Arthur Pendragon retornará para assumir seu trono e enfrentar qualquer força maligna adversa.
No ano 3000, o mundo encontra-se em completo caos e de seu túmulo há muito tempo guardado em Avalon, ressurge Arthur – graças ao feiticeiro Merlin – que parte em busca dos seus cavaleiros, reencarnados em outros seres-humanos. Seu retorno dá-se ao ressurgimento de sua meia-irmã, Morgana Le Fey, que pretende soltar novamente uma horda maligna – desta vez alienígena – para domínio do mundo.
Camelot 3000 foi uma minissérie de doze partes que a DC Comics publicou em meados da década de 1980. Pouco conhecida por alguns colecionadores de quadrinhos, a minissérie é um verdadeiro marco. Por que eu digo isso? Porque Camelot 3000, para mim, se equipara em qualidade com Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, e Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons.
A história aborda uma busca por algo esquecido pela humanidade, a esperança. Em meio a todo o caos, todas as batalhas, ganância, traição, pode ser perceber um fio de esperança de que tudo poderá melhorar, mesmo que não creia. Arthur é mostrado como um valente guerreiro e um austero rei, como em suas lendas e mitos, cometendo erros e deslizes como qualquer outro humano.
Também é sempre bom recordar que “Camelot 3000” antecede “Watchmen” e “Cavaleiro das Trevas”, servindo como um “abridor de portas”  para ambas. O grande lance é que ela não é vista como uma história de super-heróis, mas sim como uma ficção científica de espada e feitiçaria e, sinceramente, eu agradeço por isso, pois tirando a referência em título na série “DC’s Lengends of Tomorrow”, “Camelot 3000” continua imutável e sem adaptações distorcidas feitas pela Warner Bros.
Em março de 2018, a Panini Comics fez o relançamento da edição de luxo de “Camelot 3000” e é altamente recomendável que todos os colecionadores de boas histórias em quadrinhos adquiram esse material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário