Translate

quarta-feira, 11 de julho de 2018

RESENHA HQ: V de Vingança (V for Vendetta)

V de Vingança (V for Vendetta)
Roteiro: Alan Moore
Arte: David Lloyd
Editora: Vertigo Comics (BR: Panini Comics)
Ano: 1983 (BR: 2006)
Pg: 304


HQ criada por Alan Moore entre 1982 e 1983, narra uma guerra de partidos políticos em Londres, o que gera um novo regime político totalitário e fascista, o qual promove extermínio de minorias, monitoramento em tempo real, campos de concentração, total censura, etc.

Nesse contexto, surge V, personagem que usa uma máscara inspirada no inglês Guy Fawkes, que décadas antes, tentou explodir o parlamento inglês. V atenta contra o governo, toma a transmissão de TV e Rádio e começa a anunciar vários planos para derrubar o poder do Estado.

O personagem passa a ser símbolo de rebelião e resistência, até mesmo o detetive Edward Finch, que trabalha a favor do governo, simpatiza com ele.

A HQ é simplesmente espetacular. Ela narra a situação a partir da perspectiva do governo e de V, é possível perceber que em vários momentos o governo limita por meio da censura dos meios de comunicação, até mesmo os livros são proibidos nesse regime.

A arte de David Lloyd é linda, nada que lembre HQS de super-heróis, trata-se de uma história séria, coerente e de proporções reflexivas imensuráveis.

Os personagens secundários como o detetive, o padre, a órfã são um aspecto a mais; mostram seus erros, problemas, tristezas; portanto o texto expõe sua profunda humanidade de modo cativante e realista.

V de Vingança é necessária, porque deixa às claras ameaças à liberdade de expressão, deveria estar em todas as bibliotecas, Universidades, escolas do país, sendo lida e discutida por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário