Translate

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

RESENHA HQ: Superman: Identidade Secreta (Superman: Secret Identity)


SUPERMAN: IDENTIDADE SECRETA (Superman: Secret Identity).

Roteiro: Kurt Busiek
Arte: Stuart Immonen
Editora: DC Comics (BR: Panini Books)
Ano: 2016 (BR: 2018)
Pág.: 212

Clark Kent vive em uma cidade do Kansas, seus pais são donos de uma fazenda, ele trabalha com notícias, sua namorada se chama Lois, mas ele não é quem vocês pensam.
“Superman: Identidade Secreta” traz o retrato de um Clark Kent que não é o personagem criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, pelo contrário, ele ganha seu nome devido a uma brincadeira de seus pais, o que se torna seu grande problema. Clark sofre bullying na escola por causa do seu nome, seus parentes sempre o presenteiam com artigos baseados no personagem da DC Comics e ele não consegue paz na sua cidade, frustando-o constantemente. Mas, em determinado momento, ele descobre possuir mais semelhanças com o Homem de Aço do que imagina, pois começa a voar, ter super-força, super-audição, visão de calor e visão de raios-x. Sem entender os motivos desses poderes e como os adquiriu, Clark decide então tornar-se o Superman e ajudar a todos, da melhor forma possível.
Na história de Kurt Busiek, não temos o Superman dos quadrinhos, pois o Clark Kent de sua história é um rapaz normal que, devido a uma possível experiência genética que sofreu ainda no útero de sua mãe, ele ganhou os poderes do personagem.
Clark seria como qualquer um de nós se não fossem pelos poderes adquiridos que, no decorrer da história, nunca descobre como ocorreu. O mais interessante é que ele mesmo conta sua história, dando um ponto de vista bem pessoal de tudo que ocorre com ele.
Sua relação com seus pais, com os colegas de escola, a descoberta dos poderes, sua relação com Lois Chaudhari (sua Lois), e todos os acontecimentos de sua vida são datilografados em uma máquina de escrever. Então você sente uma proximidade maior com ele, pois a máquina parece uma extensão dele, em todos os momentos.
E
sse Clark Kent também mantém a humildade, pois quando descobre os poderes, ele não extrapola, fazendo uso deles somente para ajudar a humanidade. Essa parte do Superman, mantido por Busiek, que consegue fazer uma ligação mais próxima com o Superman que estamos acostumados. O que é mais interessante foi Busiek mostrando a possibilidade de Superman ser um “salvador” sem revelar sua identidade.
São tantos os pontos positivos de “Superman: Identidade Secreta”, que ficaria muito tempo escrevendo sobre o assunto, mas, o mais importante, é ser um trabalho bem único com o maior e mais antigo super-herói dos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário