Translate

segunda-feira, 15 de julho de 2019

RESENHA HQ: LJA/SJA: Vícios e Virtudes (DC Comics Coleção de Graphic Novels Volume 64)


LJA/SJA: VÍCIOS E VIRTUDES (DC Comics Coleção de Graphic Novels Volume 64)

Roteiro: David S. Goyer, Geoff Johns
Desenhos: Carlos Pacheco
Arte-final: Jesús Meriño
Título original: JLA/JSA: Virtue and Vice

Dia de Ação de Graças. A Liga da Justiça e a Sociedade da Justiça decidem fazer seu primeiro grande encontro, desde que a SJA se reestruturou e voltou a atuar como um grupo de super-heróis. Inspiradores para a criação da LJA, a Sociedade é um grupo formado por antigos super-heróis que tiveram seus legados seguidos por outros grandes heróis.
Admirando à Terra, Lanterna Verde/Alan Scott se junta ao Superman quando um chamado de emergência surge, referente a um ataque a uma conferência na África onde se encontra o presidente dos Estados Unidos, Lex Luthor.
Após um conflito curto contra o novo deus Bedlam, os dois grupos de super-heróis se reúnem na Mansão da SJA, onde acontecimentos estranhos se iniciam e Batman, Sr. Incrível, Shazam, Poderosa, Lanterna Verde/Kyle Rayner, Senhor Destino e Homem-Borracha se voltam contra os membros da Liga da Justiça e da Sociedade da Justiça, levando alguns a Torre do Destino e outros ao Limbo. J’onn J’onzz, antes de entrar em colapso, informa que tudo tem a ver com Lex Luthor, então os membros restantes, se unindo aos membros reservas da LJA, decidem resolver esse caso, que vai além da compreensão – até mesmo – de Zatanna. Quem está por trás desses ataques? Luthor? Os problemas se agravarão antes mesmo de ser descoberto.
“LJA/SJA: Vícios e Virtudes” é o primeiro encontro dos grupos de super-heróis desde Crise nas Infinitas Terras, como ocorria antigamente.
Os encontros se tornaram algo corriqueiro entre a Liga e a Sociedade, trazendo sempre aventuras que eles terminavam enfrentando os vilões de ambas as Terras – a LJA era da Terra-1 e a SJA era da Terra-2 – ou de outras Terras do Multiverso DC. Quando a Crise transformou o Multiverso em um único universo, a Sociedade ficou desativada até Zero Hora, quando ela ressurge em uma explicação muito simples: Eles estavam no Limbo enfrentando o Ragnarok, o Crepúsculo dos deuses, até serem trazidos de volta, onde alguns terminaram envelhecendo de forma gradativa ou morrendo.
A história trabalha bem o lado místico do Universo DC. Escrita por David S. Goyer – co-roteirista da trilogia “Cavaleiro das Trevas” – e Geoff Johns – na época, era o roteirista da revista da Sociedade da Justiça –, a história embarca em um enfrentamento onde os dois grupos encaram vilões de ambos, como no passado, mas levando em conta o lado do sobrenatural. Então vemos problemas sérios, principalmente, para o Superman. Um dos pontos legais é ver como os mais jovens que embarcaram na SJA como membros efetivos aprendem mais sobre a ação. Outro ponto maravilhoso é ver a intercalação dos grupos através da Canário Negro, pois Dinah é membro reserva de ambos – fundadora da LJA pós-Crise nas Infinitas Terras – e, dessa forma, assume a liderança.
Em minha humilde opinião, uma das melhores histórias escritas na época em que foi lançada no Brasil, pela Panini em 2003. A parceria de Goyer e Johns funciona de forma exímia usando com precisão os personagens da LJA e da SJA.
Uma das coisas que sempre gosto de ressaltar é que, nessa história, eles usam os coadjuvantes de forma primaz, tornando-os, por vezes, centrais mais importantes do que a clássica Trindade DC ou qualquer outro personagem principal.
“LJA/SJA: Vícios e Virtudes” é memorável e estabelece o recomeço desses encontros memoráveis dos maiores grupos de super-heróis da DC Comics.
Na edição 66, a Eaglemoss lança “Batman: A Luva Negra”, história escrita por Grant Morrison para a publicação regular de Batman, onde o Homem-Morcego reencontra os membros do Clube dos Heróis e descobre que uma organização poderosa está por trás de acontecimentos que ocorrem com o grupo. Nessa história, Morrison iniciou a série “Batman: Descanse em Paz”.
A Coleção DC Comics de Graphic Novels da Eaglemoss pode ser adquirida em bancas e lojas especializadas. Ela também pode ser encontrada na loja virtual da Eaglemoss Collections Brasil, principalmente para aqueles que desejam completar sua coleção. No site da Eaglemoss Brasil você também pode fazer assinaturas da coleção, ganhando brindes bem especiais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário