Translate

terça-feira, 14 de maio de 2019

RESENHA FILMES: De Volta a Batcaverna: As Desventuras de Adam e Burt (Return to the Batcave: The Misadventures of Adam and Burt, 2003)


DE VOLTA A BATCAVERNA: AS DESVENTURAS DE ADAM E BURT (Return to the Batcave: The Misadventures of Adam and Burt, 2003)

Direção: Paul A. Kaufman
Roteiro: Duane Poole
Elenco: Adam West, Burt Ward, Jack Brewer, Jason Marsden, Lyle Wagonner, Lee Meriwether, Frank Gorshin, Julie Newmar, Brett Rickaby, Curtis Armstrong, Jim Jansen, Julia Rose, Erin Carufel, Quinn K. Redeker, Tony Tanner, Bud Watson, Ray Buktenica.

Adam West e Burt Ward recebem um convite para ir a um evento beneficiente, onde o Batmóvel clássico da série de 1966 será exposto. Mal sabem eles que isso é um plano diabólico para o roubo do Batmóvel. Agora, eles se unem mais uma vez para descobrir quem é o grande malfeitor, o maquiavélico vilão por trás desse roubo terrível e, para isso, precisaram fazer um resgate do passado quando Adam West (Jack Brewer) conhece Burt Ward (Jason Marsden). Sua seleção pelas mãos de William Dozier (Jim Jansen). Seus encontros com Frank Gorshin (Brett Rickaby), o Charada, Julie Newmar (Julia Rose), a Mulher-Gato, Vincent Price (Quinn K. Redeker), o Cabeça-de-Ovo, Burgess Meredith (Tony Tanner), o Pinguim e Cesar Romero (Bud Watson), o Coringa.
Acompanhem esse emocionante e nostálgico filme, viajando pelos bastidores da série Batman e seu filme, lançado em 1966.
Assim, é bem isso esse filme lançado para a TV em 2003, com direção de Paul A. Kaufman, um resgate do passado, trazendo a tona os bastidores da série que gerou a primeira Batmania mundial.
“De Volta a Batcaverna: (...)” traz ao nosso conhecimento acontecimento que para muitos eram desconhecidos. Como todas as cenas que Burt Ward precisava fazer, sem uso de dublê – seu dublê ficava desfrutando da companhia de Adam West. O descompromisso de Adam West com o roteiro da série. A disputa de Adam e Burt por espaço em cena, e como Dozier resolveu isso. Como ambos souberam explorar a fama e o sucesso da série e seus memoráveis encontros com as gradiosissimas participações especiais de Cesar Romero, Burgess Meredith, Julie Newmar e Vincent Price – cuja cena é uma das melhores. Todos os eventos e acontecimentos são relatos conhecidos de Adam West (1928-2017) e Burt Ward. Este chegou até a escrever um livro, relatando todos os bastidores em “Boy Wonder: My Life in Tights (algo como “Menino Prodígio: Minha Vida em Calças Curtas”), onde ele fala do problema do “volume” em sua sunga.
É extremamente divertido e nostálgico assistir “De Volta a Batcaverna: (...)”, fazendo perceber que a série Batman, que durou de 1966 a 1968, tendo um filme lançado em 30 de julho de 1966, é algo que deve ser sempre lembrado e cultuado, mesmo que seja Camp[1], conceito defendido arduamente por Sontag Susan em seu trabalho de 1964, “Notes on ‘Camp’”



[1] “O camp é comumente relacionado ao exagero, à afetação, a uma estética especial que ironiza e ridiculariza o que é dominante”.

2 comentários:

  1. Taí um filme dificílimo de se encontrar...onde será que poderíamos achá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, "Anônimo", eu tive que recorrer aos torrents. Infelizmente não existe outra forma.

      Excluir